A negociação é um processo de comunicação interativa, com o intuito de conseguir algo da outra parte, segundo Richard Shell, autor e estudioso premiado da área de negócios. Sendo assim, você já parou para pensar como sua comunicação escrita, oral e comportamental atinge suas negociações?
Em um acordo, até os mínimos detalhes são importantes para que ambos os lados saiam satisfeitos. As mensagens que você envia antes das reuniões, a maneira como as ideias são expressas e o seu comportamento corporal durante os negócios, são fatores que podem implicar no sucesso da sua reunião.
Apesar do que muitos pensam, a linguagem não verbal também conta bastante. Quando estamos ansiosos, nosso corpo transmite isso para quem está ao nosso redor, por exemplo falando rápido demais ou alto demais, poderá tornar difícil a compreensão, além de poder irritar a outra pessoa. Além disso, falar baixo demais ou muito devagar também pode atrapalhar. Então, ter segurança sobre o assunto a ser tratado e manter-se relaxado são pontos muito importantes durante uma negociação.
Para além do jeito de falar, também é válido tomar alguns cuidados com as expressões faciais e a postura que tomamos frente às outras pessoas, pois algumas delas podem transparecer insegurança, desleixo e outras percepções ruins. Evite mostrar sinais de que você está ansioso(a) ou inseguro(a), por exemplo.
Já no que se diz sobre a fala e a escrita, devemos primeiramente entender que regiões diferentes têm culturas diferentes e isso influencia totalmente a forma como alguém se comunica. Em um país de extensão territorial tão vasta quanto o Brasil, existem diversas variações linguísticas, então, devemos respeitar o próximo e sermos nós mesmos, levando em consideração o que sabemos que é de bom tom.
Agora, em um âmbito geral, para que a sua comunicação afete positivamente seus negócios, é interessante focar em melhorar o planejamento e a escuta. Nesse sentido, fazer anotações prévias de possíveis perguntas e respostas lhe trará mais segurança e, no momento da conversa, o eventual nervosismo por não saber como lidar com o rumo que a reunião vai tomar não lhe afetará.
Já escutando atentamente o que a outra parte da negociação está dizendo, você conhecerá as dores e os desejos dela, podendo encaixá-las da melhor forma em seu planejamento , aumentando, assim, as chances de sair da sala com o seu objetivo atingido.
Em resumo, as três áreas da comunicação podem ser suas aliadas na hora das negociações. Com um bom planejamento, escutando o outro, falando e escrevendo de forma cuidadosa e educada, você, com certeza, terá mais sucesso em seus acordos!
Conteúdos relacionados
13/06/2023
Future of Jobs 2023 – É prioridade ter a habilidade de Negociação
oi divulgado recentemente pelo Fórum Econômico Mundial a 4ª versão do documento…
12/05/2023
Lideranças tóxicas requerem atitudes corajosas
Em mais de uma oportunidade assisti a esse vídeo em que são apresentadas…
07/05/2023
Uma proposta que você não pode recusar
Como muitos de vocês, assisti a muitos filmes, documentários e programas de TV.…


